A globalização, e o consequente aumento da concorrência, junto à elevação dos níveis de exigências por parte dos consumidores requerem atenção por parte das empresas. Inovação em produtos e processos de produção e o aperfeiçoamento dos já existentes se tornam necessidades reais e irrevogáveis. O investimento em desenvolvimento de produtos e a implementação de inovações tecnológicas na indústria de alimentos resultam não só no aumento da competitividade, mas também em melhorias na eficiência, produtividade e lucratividade.
Os consumidores estão cada vez mais atentos à qualidade, aparência e valores dos produtos. Por isso, para se manter no mercado e conseguir conquistar cada vez uma parcela maior dele, é preciso investimentos constantes e zelo com os produtos que se oferece aos clientes.
A inovação no que diz respeito aos produtos pode ser dividida na criação de novos alimentos, com características e aplicações diferentes das anteriores, ou no melhoramento de um produto, que tem sua qualidade aprimorada. Já as inovações no processo, englobam a adoção de novos métodos de produção mais eficientes, e até mudanças para aperfeiçoar o modo de apresentação do produto. Se pensadas de maneira estratégica, essas inovações podem superar as expectativas já existentes nos clientes e assim se tornam maiores as chances de conquistá-los e fidelizá-los.
A melhoria dos produtos não exige, necessariamente, a aquisição de novas máquinas ou equipamentos. É possível aumentar a qualidade de um alimento ou a eficiência da produção alterando fórmulas ou processos, de maneiras mais simples do que se imagina. É comum também a adaptação de equipamentos já existentes, aumentando a produtividade e reduzindo custos, o que leva à redução do preço final da mercadoria.
É sempre bom se atentar para as exigências das leis específicas que a indústria alimentícia deve atender. Assim, qualquer alteração no produto ou no processo deve levar as regras vigentes em consideração e, por isso, a ajuda de especialistas é sempre valiosa.